Por que prefiro a Missa Tradicional?

Por Padre Jorge Luis Hidalgo


Atualmente no rito romano há duas maneiras de celebrar a Santa Missa. Eles são a Forma Tradicional e o Novus Ordo. Sem entrar em discussões litúrgicas mais profundas, que deixarei, pelo menos por agora, para os mais conhecedores sobre essas questões, quero escrever, a pedido de um amigo, por que prefiro celebrar a Santa Missa na sua forma Tradicional.

Em primeiro lugar, desta forma, a Santa Missa sempre é celebrada ad orientem. Desta forma, lembra-nos que a celebração é realizada por e para Deus. Assim, achamos que a Missa é antes de tudo uma oração. Não é criatividade ou subjetividade de cada um, mas o esvaziamento interno. É ter a atitude de Samuel: "Fale, Senhor, seu servo escuta". Por esta mesma forma de comemoração, nos posicionamos na expectativa de Jesus Cristo, a leste do alto, que virá da mesma maneira que os apóstolos viram. Olhar para Ele é ser transfigurado na própria existência. Portanto, quem se torna, em linguagem patrística, olha para o Oriente e gira as costas para o Ocidente. Assim, o homem é mais uma vez a cabeça da criação, agora restaurada em Cristo, e através da sua voz, o visível e o invisível pagam tributo ao Criador em espírito e na verdade.

Em segundo lugar, essa Missa sempre é celebrada em latim. Isso nos faz lembrar que sempre haverá algo mais na Missa que não podemos entender. "Não se pode ressaltar uma semelhança entre o Criador e a criatura a partir da qual uma dissimilaridade ainda maior não pode ser marcada". Por este motivo, Santo Agostinho disse: "Se você entender, não é Deus". O latim é preciso, é rigoroso. Os textos da Missa são milenares; Muitos deles foram compostos por santos e mártires. Por outro lado, como se diz em italiano, tradutor, traditore: o tradutor é sempre um traidor, porque é impossível expressar em um único conceito vernáculo a polissemia de conceitos latinos (um fato que acontece em qualquer tradução e mais um idioma está mais longe do outro). Tudo isso também sem fazer referências às malas traduções das quais temos de fazer uso no Novus Ordo, que, em vez de trair o mistério da presença real do Senhor no sacrifício sagrado, obscurece-o e o deixa opaco.

Em terceiro lugar, a prioridade do silêncio é observada nessa maneira de celebrar a Missa. Por esta razão, o sacerdote ora em voz baixa: o essencial sempre será ignorado por nossa arrogância curiosa. Diante da cultura atual do ruído ensurdecedor, que impede o homem de pensar sobre a eternidade, essa destruição primordial é necessária: se Deus é a Palavra, o homem tem o silêncio para ouvir e aceitar sua Vontade. Lembre-se também deste o mistério do arcano, pelo qual tão assistido pelos mistérios sagrados que se preocupavam com o fato de que o santo não caiu nas mãos dos pecadores inveterados, cumprindo assim o mandato do Senhor: "Não dê o que é sagrado aos porcos » A própria presença de silêncio, então, é uma reprovação ao igualitarismo litúrgico que hoje quer impor-se e aos supostos "direitos" aos quais todos recebem os mesmos sacramentos. Distinções são próprias daqueles que se deixam inspirar pela Sabedoria Divina, porque "é apropriado para os sábios ordenar", como diz Santo Tomás

Em quarto lugar, e relacionado a este ponto, na forma Tradicional da Missa, distingue-se claramente do ofício próprio do sacerdote de quem pertencem os fiéis leigos. Assim, apenas o sacerdote prepara o cálice e o cibório para a Santa Missa, só ele reza o primeiro Confiteor, só ele proclama o Evangelho e até as leituras na Oração, só ele reza em voz alta, o Pater noster, ele reza só apenas o Dominenon sum dignus. Então os fiéis farão sua parte, mas separadamente. Desta forma, as diferentes funções na liturgia manifestam o ofício diferente que cada um tem: o sacerdote age identificando-se com Jesus Cristo como chefe, e os paroquianos participam mais remotamente no mesmo sacerdócio de Cristo.

Em quinto lugar, da maneira Tradicional, é dada mais ênfase à preparação espiritual necessária para acessar os Mistérios Divinos. Por esta razão, temos, em nome de todos os fiéis, muitos atos de contrição: da oração do Salmo 42 ao Confiteor, tanto do celebrante quanto dos outros fiéis (que se repete antes da recepção da Sagrada Comunhão), a antífona Ostend nobisDominemisericordiam tuam e Kyrie. Esta atitude espiritual é acompanhada da posição corporal correspondente, onde os fiéis permanecem de joelhos ao longo do Canon romano, durante o Dominenon sum dignus, para receber a Santa Eucaristia e, opcionalmente, durante a ação de graças e a recepção da benção sacerdotal final; juntamente com a oração, também opcional, das orações leoninas.

Em sexto lugar, as orações do ofertório da Missa Tradicional se revelam uma oferta verdadeira, onde o sacerdote primeiro oferece a Hóstia em reparação pelos seus próprios pecados, então para os espectadores e, no final, para todos os vivos e falecidos. Desta forma, o sacrifício será de aroma de suavidade na presença da Divina Majestade, mas apenas pela encarnação, a Paixão, a Ressurreição e a Ascensão de Jesus Cristo, a que esperamos associar com a Santíssima Virgem e os outros santos. Como você pode ver, tudo isso diz muito mais do que simples preces eucológicas, de tom judaico, típico do Novus Ordo Missae, sem Tradição na liturgia católica da Igreja.

Em sétimo lugar, na Missa Tradicional, o valor exorcístico do sacrifício sagrado torna-se mais evidente, a partir da leitura dos dois Evangelhos que se apontam para o norte (símbolo do lugar donde as tentações provém), às orações leoninas no final da Santa Missa, orações para que o diabo não humilhe a Santa Igreja, e todos oraram pela intercessão da gloriosa e imaculada Virgem Maria.

Em oitavo lugar, da maneira Tradicional, observa-se uma harmonia perfeita, entre as próprias orações e as leituras e o Evangelho que é proclamado, de modo que é necessário conhecer todos os textos bem antes de abordar algumas palavras de maneira adequada na homilia. Isso não acontece no Novus Ordo, em que há três ciclos de leituras para domingos e solenidades, e dois ciclos para leituras diárias, dificultando a montagem perfeita das leituras da Escritura com as orações do Missal.

Em nono lugar, no calendário da Missa Tradicional, é dada mais ênfase à necessidade de fazer penitência para salvar nossas almas. Isto é observado não apenas na extensão do tempo da Quaresma nas semanas de Septuaginta, Sexagésima e Quinquagésima, mas também pela presença das Têmporas, localizada no início das quatro estações do ano.

Em décimo lugar, o poder santificador de um único sacerdote em cada Santa Missa é observado da maneira Tradicional, de modo que a concelebração na cerimônia não é permitida. Assim, destaca o poder mediador do único sacerdote, Jesus Cristo; sobre uma suposta participação litúrgica incompreendida.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bula de São Pio V sobre o uso perpétuo da Missa Tridentina

O poder da estola sacerdotal

Nossos sacerdotes